domingo, 20 de março de 2011

SILOGISMO DEDUTIVO




























SILOGISMO:
O petróleo é essencial para as nações em todo o mundo.

No Brasil foi descoberto o Pre-Sal, um conjunto de reservatórios de petróleo.

Logo o Brasil será essencial pra as nações do mundo.


DISSERTAÇÃO:

Desde os primórdios da evolução humana, industrial e tecnológica sabemos que o petróleo era e continua sendo essencial para as nações do mundo inteiro. Registros históricos nos mostram que as utilizações do petróleo remontam 4000 a.C. Os povos antigos usavam o betume, nome dado a forma que o petróleo é naturalmente encontrado, para pavimentação de estradas, calafetação, aquecimento e iluminação de casas. Os registros também apontam que o petróleo era usado como laxativo.

Em tempos modernos o petróleo significa “vida” para as indústrias de todo hemisfério ocidental e oriental. É o petróleo que faz girar o motor da economia nas maiorias da cidade do mundo com o transporte e as fábricas.

A guerra pelo petróleo é latente em diversas regiões do mundo, principalmente no oriente, onde os reservatórios de produzem centenas de milhares de barris por dia. O petróleo ou “ouro negro”, trás estabilidade financeira, comercial, ou seja, trás poder.

No ano de 2006 a Petrobrás, estatal que é responsável pela extração de petróleo no Brasil, anunciou a existência da “camada pré-sal” que é um termo geológico que se refere ao conjunto de reservatórios petrolíferos, abaixo da camada de sal. Estima-se que dos reservatórios recém descobertos, podem ser extraídos 33 bilhões de barris, e pesquisas recentes vão além, as reserva possíveis, ainda não mapeadas, podem chegar aos 100bilhões de barris.

Com essa descoberta o Brasil não se tornará somente auto-suficiente na produção de petróleo, mas também exportador, ou seja, uma nação essencial para nações em todo mundo.

Não podemos esquecer-nos do impacto ambiental que isso gera, mais petróleo produzido significa mais gases poluentes na atmosfera e também os riscos de vazão de petróleo durante a extração em profundidades tão elevadas.

Para ser essencial ao mundo, o Brasil não precisa ser somente um grande produtor de petróleo, mas também uma nação preocupada com o desenvolvimento humano e preservação do meio ambiente.